Configurar correctamente o nome de uma máquina linux

Quando temos um servidor linux, um computador desktop, ou mesmo um raspberry pi há serviços que gostariamos de correr que dependem de uma boa configuração do nome da máquina.

No meu caso o que me levou a esta necessidade foi a instalação do serviço para envio de e-mails de alerta e notificação, o exim4 a correr no raspberry pi.

A instalação do exim4, se pretendermos enviar e-mails como cliente para servidores como o gmail ou servidores de correio muito exigentes em termos de filtragem do que é ou não é spam obriga-nos a uma configuração bem feita.

Em qualquer distribuição linux o nome da nossa máquina é configurado em 2 ficheiros: /etc/hosts e /etc/hostname, idependentemente de existirem ferramentas para os editar e configurar automaticamente…

Deixo aqui o exemplo da configuração de ambos os ficheiros,

hostname, deve conter apenas uma linha com o nome da máquina. Faça,

e na primeira linha escreva o nome que quer dar à sua máquina. Geralmente o nome define a função deste computador ou servidor. No meu caso, escrevi: ct1ebq

Para ver o resultado, após o reboot da máquina faça,

O que no meu caso devolve,

 Static hostname: ct1ebq
       Icon name: computer
      Machine ID: 18634e1464184094bc66dcacfba0bf43
         Boot ID: ac42129fd59b46528ae6c13fd83ca8d6
Operating System: Raspbian GNU/Linux 10 (buster)
          Kernel: Linux 5.4.72-v7l+
    Architecture: arm

Agora o ficheiro hosts.

Este ficheiro permite o computador resolver nomes sem consultar qualquer servidor de DNS. Resolve os nomes em endereços IP do próprio computador, de computadores da rede de intranet ou da Internet.

Recordem que o que me levou a uma correcta configuração do nome da máquina foi a necessidade de autenticação num servidor de e-mail na Internet.
Tive então de utilizar um domínio que já tenho: oitaven.pt e indicar que o nome da minha pequena máquina é um subdomínio de oitaven.pt

Não esquecer que, para toda a Internet, o nome da minha máquina só será reconhecido depois de configurar no servidor de DNS um A HOST com a variável "ct1ebq".

Edite o ficheiro hosts,

O ficheiro ficou então assim,

89.115.0.209 ct1ebq.oitaven.pt
127.0.0.1 localhost.localdomain localhost

::1 localhost ip6-localhost ip6-loopback
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
127.0.1.1 ct1ebq

O nome do meu raspberry pi é ct1ebq e traduz o endereço 89.115.0.209 como subdomínio de oitaven.pt

A configuração do ficheiro /etc/hosts tem efeito imediato e é consultado cada vez que o sistema operativo ou qualquer aplicação solicita a resolução de nomes, por exemplo um browser.
Pode ser alterado a qualquer momento sem reiniciar o computador.