Digipeating de APRS com novos padrões

As convenções de APRS estabelecidas décadas atrás já não servem o número de utilizadores e o tráfego actualmente existente, gerado por digipeaters e equipamentos obsoletos que duplicam os pacotes enviados às iGates ocupando a banda desnecessariamente.

Não esquecer que o principal objectivo do APRS é informar os utilizadores da rede da geolocalização de cada estação de rádio ou dispositivo. É desnecessário por isso utilizar métodos que retransmitam o beacon diversas vezes sobre tudo quando o sinal já foi escutado por uma iGate e disponibilizado à rede.

No entanto, é importante a existência de digipeaters para garantir que os pacotes de dados de APRS cheguem à iGate. Apesar de utilizarem o AX.25, estes pacotes de APRS podem ser comparados a uma transmissão de broadcasting não havendo qualquer protocolo para garantia de uma boa recepção. Se forem escutados e chegarem correctamente são retransmitidos e, eventualmente chegam a uma iGate.

A rede de APRS na Europa funciona nos 144,800MHz a 1200 bauds, FM, em modo simplex e, em satélites adoptou-se os 145,825MHz à semelhança da ISS.

Normalmente a rede de APRS de RF é suportada por clubes de rádio-amadores, ou por equipamentos TNC, raspberry pi ou computadores a correrem FBB ou BPQ32 entre outros, em estações de amadores…

Para resolver este paradigma, de congestionamento da rede, eliminaram-se as nomenclaturas de RELAY e WIDE, alterando-se para caminhos do tipo WIDEn-N, onde o primeiro “n” representa o número de saltos desejados e o segundo “N” o número de saltos restantes, valor decrementado por cada digi que retransmite o pacote. Evita-se assim que o pacote de RF percorra o país gerando tráfego desnecessário!

Glossário:
Digipeater – uma estação que retransmite pacotes de AX.25 identificada por um indicativo no máximo de 8 digitos
iGate – gateway entre a rede de APRS de HF, VHF e UHF e a Internet

Referências:
APRS Protocol Reference

2 Replies to “Digipeating de APRS com novos padrões”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *